Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade intraespecífica de Gracilaria sp. (Gracilariales, Rhodophyta): caracterização fisiológica, análise de polissacarídeos e sequenciamento dos genes da ficoeritrina de variantes pigmentares e espécimes selvagens

Processo: 00/10394-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Estela Maria Plastino
Beneficiário:Suzana Ursi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gracilaria   Crescimento   Cloroplastos vegetais   Genomas   Fotossíntese   Polissacarídeos

Resumo

Gracilaria sp. (Gracilariales, Rhodophyta) é uma das principais espécies atualmente exploradas com fins comerciais no Brasil. Investigações sobre aspectos de sua diversidade intra-específica permitirão ampliar o conhecimento sobre as variantes pigmentares, propiciando subsídios para uma possível exploração comercial, bem como para sua utilização como marcadores em estudos sobre diferentes processos biológicos. Os objetivos do presente trabalho são: i, caracterização fisiológica de linhagens selvagens e variantes pigmentares, utilizando-se as taxas de crescimento e de fotossíntese avaliadas in vitro em irradiâncias distintas; ii, caracterização estrutural e rendimento dos polissacarídeos de espécimes selvagens e dos variantes pigmentares com desempenho somático semelhante ou superior ao dos espécimes selvagens; e iii, seqüenciamento dos genes que codificam as subunidades da ficoeritrina (rpeA e rpeB) de espécimes selvagens e de uma variante pigmentar que apresenta herança citoplasmática. A caracterização molecular desta variante permitirá a investigação de algumas das possíveis causas de sua deficiência pigmentar, bem como o fornecimento de subsídios para futuras investigações sobre a expressão destes genes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URSI, SUZANA; COSTA, VIVIANE L.; HAYASHI, LEILA; PEREIRA, RICARDO T. L.; PAULA, EDISON J.; PLASTINO, ESTELA M. Intraspecific variation in Gracilaria birdiae (Gracilariales, Rhodophyta): growth, and agar yield and quality of color strains under aquaculture. Botanica Marina, v. 56, n. 3, p. 241-248, JUN 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.