Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos tratamentos ácido e básico em sílica utilizada como suporte cromatográfico no desenvolvimento de fases estacionárias para cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE)

Processo: 01/09911-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Carol Hollingworth Collins
Beneficiário:Cristiane Lika Ogaya
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/13698-6 - Novas fases estacionárias com polímeros imobilizados sobre suportes de sílica e sílicas metalizadas: preparação, propriedades e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Fases estacionárias   Polisiloxanos   Dióxido de silício

Resumo

Este trabalho visa continuar os estudos sobre o desenvolvimento de fase estacionária (FE) reversa para utilização em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) a partir de sílica, como suporte, e de polímero polissiloxano como FE líquida sorvida e imobilizada nos poros da sílica. A utilização de polímeros adsorvidos sobre a superfície dos poros de sílica já está sendo estudada no Laboratório de Pesquisas em Cromatografia-Líquida (LABCROM) do Instituto de Química da UNICAMP com bons resultados (apoiado pelos projetos temáticos FAPESP processos 94/3580-5 e 00/13698-6). Com o intuito de uniformizar a superfície da sílica para verificar a influência de grupos silanóis nas FE preparadas, pretende-se fazer um pré-tratamento na sílica, antes da sorção e imobilização do polímero, com hidrólise ácida ou básica ou com aquecimento entre 250ºC - 300ºC, seguida de hidrólise ácida ou básica. Isso deve produzir uma maior homogeneidade do recobrimento do polímero sobre a sílica e, consequentemente, uma maior estabilidade da FE. Com este estudo pretende-se avaliar o novo conceito de fases estacionárias "não ligadas" para CLAE em fase reversa (CLAE-FR). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OGAYA, Cristiane Lika. Fases estacionarias de poli (metiloctilsiloxano) sorvido e imobilizado por tratamento termico sobre silicas de diferentes purezas e com diferentes pre-tratamentos. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Quimica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.