Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de modelos híbrido-neuronais para fermentação alcoólica e otimização do processo

Processo: 00/06154-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Elver Radke
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fermentação alcoólica   Redes neurais (computação)   Sensores

Resumo

Neste trabalho pretende-se estudar a modelagem híbrido neuronal de um processo de fermentação alcoólica. O objetivo é desenvolver de forma simples e rápida modelos que sejam capazes de descrever as características mais representativas do processo, podendo ser usados para otimização, controle ou como "software sensors". Para isso, combinam-se as equações de balanço de massa do processo com redes neuronais, que descrevem a cinética desconhecida. Será estudada a possibilidade de se usar medidas secundárias, como turbidez, pH, e a vazão de CO2 produzido como entradas para a rede neuronal. Serão usados dados experimentais obtidos em um outro projeto FAPESP (processo no. 98/09198-6). Um outro assunto abordado neste projeto será a otimização do processo de fermentação alcoólica. Com este objetivo os conceitos de planejamento fatorial serão usados aplicados à simulação para determinar faixas operacionais adequadas e um modelo do processo. Este modelo, juntamente com o modelo determinístico detalhado, será usado para otimização usando-se a metodologia das superfícies de resposta e programação quadrática sucessiva (SQP) e os resultados serão comparados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RADKE, Elver. Desenvolvimento de modelos hibridos-neurais para fermentação alcoolica e estudo de tecnicas de otimização do processo. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.