Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento moderado (60% VO2 max) sobre a função de linfócitos e macrófagos em ratos com infarto crônico do miocárdio

Processo: 01/11448-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de outubro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia do Esforço
Pesquisador responsável:Luis Fernando Bicudo Pereira Costa Rosa
Beneficiário:Miguel Luiz Batista Junior
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infarto do miocárdio   Treinamento aeróbio   Resposta imune   Linfócitos   Macrófagos

Resumo

O infarto do miocárdio (IM) é um evento que induz alterações generalizadas em termos estruturais, hemodinâmicas, funcionais e metabólicas sendo uma condição de estresse ao organismo tanto de maneira aguda como crônica. A resposta imunológica seguida do IM é caracterizada pela migração e agregação de neutrófilos e macrófagos, ativação do sistema complemento, secreção de citocinas, elevação na contagem de linfócitos T e B e a formação de anticorpos específicos (anti-miosina e anti-actina), tendo implicações também em uma cascata de alterações estruturais e geométricas no ventrículo esquerdo e consequente alterações funcionais no miocárdio. O treinamento aeróbio realizado em intensidade moderada (60% VO2 max), além de ser utilizado como um componente de base em programas de reabilitação de doenças cardiovascular, vários estudos têm relatado seus efeitos imunomoduladores, podendo atuar de alguma forma nas funções de células do sistema imunológico em ratos com infarto crônico do miocárdio. Desta forma, propomo-nos a verificar o efeito do treinamento físico moderado (60% VO2 max) sobre o sistema imunológico de ratos Wistar com infarto crônico induzido do miocárdio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA‚ ML; SANTOS‚ RVT; CUNHA‚ LM; MATTOS‚ K.; OLIVEIRA‚ EM; SEELAENDER‚ MCL; COSTA ROSA‚ L. Changes in the pro-inflammatory cytokine production and peritoneal macrophage function in rats with chronic heart failure. CYTOKINE, v. 34, n. 5, p. 284-290, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.