Busca avançada
Ano de início
Entree

A articulação dos interesses do empresariado industrial junto aos poderes executivos e legislativo

Processo: 00/02833-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Maria Hermínia Brandão Tavares de Almeida
Beneficiário:Wagner Pralon Mancuso
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Empresários   Poder executivo   Poder legislativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Articulacao De Interesses | Empresariado Industrial | Influencia

Resumo

A pesquisa e uma extensão do trabalho do mestrado. A dissertação de mestrado focaliza uma parcela do setor industrial brasileiro (a indústria da construção) e sua atuação no processo de elaboração de regras especificas (regras que regem as concessões de serviços públicos no Brasil). O objetivo da pesquisa de doutorado e descrever e analisar a eficácia das tentativas realizadas por varias parcelas do empresariado industrial que atua no Brasil para exercer poder sobre decisões legislativas que consideram relevantes. A hipótese da pesquisa e que o poder exercido pelos atores do setor industrial esta relacionado a dais fatores: aos recursos políticos por eles possuídos e utilizados e a natureza da decisão legislativa a ser tomada. Os procedimentos de pesquisa serão: 1) seleção de decisões legislativas relevantes par meio de consulta as entidades da industria registradas junto à Primeira Secretaria da Câmara dos Deputados para o acompanhamento do trabalho daquela Casa; 2) reconstituição do processo de elaboração dessas decisões legislativas, por meio de consultas ao PRODASEN (Serviço de Processamento de Dados do Senado Federal), a periódicos da Imprensa Oficial (Diários Oficiais da União, da Câmara dos Deputados; do Senado Federal e do Congresso Nacional) e a outras publicações das Casas do Congresso Nacional; 3) levantamento, descrição e avaliação da eficácia das atividades realizadas pelo empresariado industrial para exercer poder sabre as decisões legislativas estudadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WAGNER PRALON MANCUSO. O lobby da indústria no Congresso Nacional: empresariado e política no Brasil contemporâneo. Dados, v. 47, n. 3, p. 505-547, . (00/02833-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.