Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da inoculação microbiana da silagem de alfafa sobre o desempenho produtivo de vacas leiteiras

Processo: 00/14623-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 30 de novembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Paulo Henrique Mazza Rodrigues
Beneficiário:Vanessa Jaime de Almeida Magalhães
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Produção de leite   Alfafa   Silagem   Inoculantes agrícolas

Resumo

O experimento será conduzido com o objetivo de avaliar a resposta produtiva de vacas alimentadas com silagem de alfafa tratada ou não com inoculantes microbianos. Serão utilizadas 12 vacas holandesas com aproximadamente 60 dias de lactação, alojadas em baias individuais, as quais receberão dieta total contendo silagem de alfafa e mistura de concentrados. Os animais serão distribuídos em delineamento em reversão simples com seqüência balanceada ("cross-over") com dois períodos sucessivos (totalizando 12 animais por tratamento) e os tratamentos corresponderão à silagem de alfafa controle e inoculada com o produto Silobac (Lactobacillus plantarum e Pediococcus pentosaceus). Cada sub-período experimental terá duração de 21 dias, sendo os 5 últimos dias destinados à coleta de dados. Durante este período, além do registro do consumo de alimentos e da produção individual dos animais, serão coletadas amostras de leite para avaliação da porcentagem de gordura, proteína, lactose, sólidos totais, contagem de células somáticas e nitrogênio uréico no leite. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGALHÃES, Vanessa Jaime de Almeida. "Efeitos da inoculação microbiana da silagem pré-secada de alfafa sobre a fermentação no silo, digestibilidade e desempenho produtivo de vacas leiteiras". 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.