Busca avançada
Ano de início
Entree

Bactérias endofíticas envolvidas no controle de Pratylenchus brachyurus em café: caracterização e mecanismos de ação

Processo: 01/07089-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2001
Vigência (Término): 31 de maio de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Mário Massayuki Inomoto
Beneficiário:Ana Cláudia da Silva
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Micro-organismos endofíticos   Nematoides   Café

Resumo

No interior das plantas, existem bactérias e fungos que vivem em colonização assintomática, sendo denominados microrganismos endofíticos. Esses microrganismos podem ser utilizados no controle de fitonematóides. Este trabalho pretende isolar bactérias endofíticas de plantas de café, através de raízes, folhas e ramos. O material vegetal será esterilizado superficialmente para eliminar os microrganismos epífitos e em seguida colocados em meios de cultura específicos (TSA e TSB) para o isolamento de bactérias. Essas bactérias isoladas serão testadas in vitro com Pratylenchus brachyurus, nematóide fitopatogênico de café, para avaliar o potencial da bactéria em controlar o nematóide. As bactérias com melhores resultados de controle do nematóide serão inoculadas em mudas de café, para avaliar o controle do nematóide em condições de casa de vegetação. Será avaliado ainda, a indução de resistência sistêmica pelas bactérias através da determinação de peroxidase e PR proteínas (beta-1-,3-glucanase e Quitinases) nos tecidos das plantas de café. As bactérias selecionadas serão caracterizadas molecularmente e bioquimicamente pelo sistema API e perfil de ácidos graxos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ana Cláudia da. Bactérias endofíticas envolvidas no controle de Meloidogyne incógnita em café. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.