Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfodinâmica e transporte de sedimentos em praia refletiva: Praia da Sununga, litoral norte do estado de São Paulo

Processo: 00/09364-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Michel Michaelovitch de Mahiques
Beneficiário:Cristina Celia Martins
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo estabelecer um modelo evolutivo para praias de bolso do tipo refletivas, quanto à variabilidade morfológica do prisma praial, condicionada ao transporte de sedimento dirigido por diferentes agentes meteorológicos. Visa também, a determinação da direção residual dos sedimentos e como ela ocorre associada às diferentes morfologias, seja da face praial, seja do seu setor submerso, antepraia. Para atender a esse objetivo serão quantificados a velocidade e o volume de material erodido/depositado, sob diferentes condições do regime de ondas, juntamente com o transporte transversal e longitudinal na face praial. Serão ainda realizados perfis batimétricos de detalhe, e levantamento das feições morfológicas de fundo da plataforma interna e antrepraia adjacentes. O objetivo específico relacionado a esta atividade consiste na obtenção de dados mais precisos acerca dos mecanismos hidrodinâmicos aos quais a praia é submetida, bem como uma tentativa de estabelecer o seu limite externo, perfil de fechamento, através da identificação de modificação no padrão textural dos sedimentos de superfície de fundo obtido através de registro sonográfico. A intregração dos dados e interpretação das tendências evolutivas da face praial e morfologia de antepraia serão feitas com base na adoção de modelos gráficos e modelos preditivos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, CRISTINA CELIA; DE MAHIQUESH, MICHEL MICHAELOVITCH; ALVEIRINHO DIAS, JOAO MANUEL. Daily morphological changes determined by high-energy events on an embayed beach: a qualitative model. EARTH SURFACE PROCESSES AND LANDFORMS, v. 35, n. 4, p. 487-495, MAR 30 2010. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.