Busca avançada
Ano de início
Entree

Ontogenia de comportamentos manipulativos em um grupo de macacos (Cebus apella) em situação de semi-liberdade

Processo: 99/11573-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Eduardo Benedicto Ottoni
Beneficiário:Briseida Dôgo de Resende
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Macacos prego   Aprendizagem animal

Resumo

Macacos-prego (Cebus apella) são proficientes manipuladores de objetos, havendo vários relatos sobre o uso de ferramentas em cativeiro e alguns registros naturalísticos. Um grupo de macacos-prego do Parque do Tietê que vive em regime de semi-liberdade utiliza espontaneamente pedras para quebrar cocos, comportamento raro entre os primatas, mas que já foi observado em chimpanzés. Pretende-se neste trabalho estudar o desenvolvimento do comportamento manipulativo enfocando filhotes de zero a dois anos e meio, com o cuidado de registrar o momento em que surgem e vão se complexificando comportamentos. Será feita uma análise comparativa entre as freqüências comportamentais dos filhotes desta faixa etária com os outros sujeitos do grupo. Os resultados serão comparados com os trabalhos já publicados sobre chimpanzés e com a literatura existente sobre comportamento manipulativo e ontogenia de macacos-prego. Indivíduos proficientes quebram cocos na presença de filhotes. O presente trabalho também tem como objetivo procurar identificar parâmetros que apontem para a possibilidade de haver transmissão social do comportamento de quebra. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RESENDE, BRISEIDA DOGO; NAGY-REIS, MARIANA BALDY; LACERDA, FERNANDA NEVES; PAGNOTTA, MURILLO; SAVALLI, CARINE. Tufted capuchin monkeys (Sapajus sp) learning how to crack nuts: Does variability decline throughout development?. Behavioural Processes, v. 109, n. A, SI, p. 89-94, NOV 2014. Citações Web of Science: 10.
DE RESENDE‚ B.D.; OTTONI‚ E.B.; FRAGASZY‚ D.M. Ontogeny of manipulative behavior and nut-cracking in young tufted capuchin monkeys (Cebus apella): a Perception-action perspective. DEVELOPMENTAL SCIENCE, v. 11, n. 6, p. 828-840, 2008.
BRISEIDA DÔGO DE RESENDE; EDUARDO B. OTTONI. Brincadeira e aprendizagem do uso de ferramentas em macacos-prego (Cebus apella). Estudos de Psicologia (Natal), v. 7, n. 1, p. 173-180, Jan. 2002.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RESENDE, Briseida Dôgo de. Ontogenia de comportamentos manipulativos em um grupo de macacos-prego (Cebus apella) em situação de semi-liberdade. 2004. 112 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.