Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento das proteínas mTOR e P70s6K no controle da secreção de insulina em Ilhotas de Langerhans de ratos submetidos a restrição protéica e após suplementação com leucina

Processo: 02/12729-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Everardo Magalhães Carneiro
Beneficiário:Eliane Filiputti
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ilhotas pancreáticas   Insulina   Leucina

Resumo

Em escudos de nossos grupo encontramos em ilhotas pancreáticas provenientes de animais submetidos à restrição protéica, redução do mRNA e do conteúdo de PKC e p70S6K, bem como da PLC, enzimas que estão envolvidas no controle do processo secretório estimulada por diferentes nutrientes. Aminoácidos exercem uma importante modulação no processo secretório de insulina. Entre eles destacamos a leucina, cuja a ação seu efeito se processa através do metabolismo mitocondrial por descarboxilação e de maneira alostérica ativando a glutamato desidrogenase, gerando ATP. Além disto, os produtos de seu metabolismo pode ativar fatores regulatórios da tradução e como conseqüência ativar a proliferação celular, dentre eles podemos citar; o PHAS-I e p70S6 kinase, que são importantes reguladores da tradução e transcrição durante a mitogênese celular e são também modulados pela insulina. Outra proteína relacionada também relacionada com o metabolismo de aminoácidos é (mTOR), ela é sensível a rapamicina e está envolvida no aumento da função das células beta por estimular a síntese de proteínas relacionada com o crescimento e manutenção da massa celular. Assim, o presente projeto tem o objetivo de estudar o sinergismo das proteínas mTOR e p70S6K, envolvidas no processo secretório de insulina e das proteínas chaves da cascata de sinalização da insulina na modulação dessas proteínas reguladoras do processo de tradução e transcrição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Regulação da secreção de insulina em ilhotas de Langerhans de ratos submetidos a restrição proteica e suplementados com leucina. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.