Busca avançada
Ano de início
Entree

Receptores de estrógeno e progesterona em pólipos endometriais na pós menopausa

Processo: 00/07073-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Ilza Maria Urbano Monteiro
Beneficiário:Miriam Siesler Nobrega Belisiario
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pós-menopausa   Estrógenos   Progesterona   Receptores de progesterona   Receptores estrogênicos

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar qual a percentagem de receptores positivos para estrógeno e progesterona em pólipos endometriais e no endométrio adjacente, de mulheres menopausadas; comparar estas percentagens dos receptores na base do pólipo com as percentagens no endométrio, com variáveis sócio-demográficas da amostra estudada e comparar os resultados em relação ao uso de terapia de reposição hormonal, a fim de verificar se os pólipos endometriais possuem menor percentagem absoluta ou relativa de receptores de progesterona em comparação com o endométrio. A pesquisadora responsável entrevistará as pacientes que preencherem os critérios de inclusão do estudo, e que estiverem internadas na enfermaria de ginecologia do centro de atenção integrada à saúde da mulher para realização de polipectomia histeroscópica. Quando estas pacientes forem submetidas à exérese histeroscópica do pólipo endometrial realizar-se-á uma biópsia do endométrio adjacente ao pólipo e ambos os tecidos serão encaminhados para avaliação dos receptores hormonais pelo método imuno-histoquímico. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BELISIARIO, Miriam Siesler Nobrega. Receptores de estrogeno e progesterona em polipos endometriais e endometrio na pos-menopausa. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciencias Medicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.