Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de mutantes fotomorfogenéticos no estudo da competência para regeneração in vitro em micro tomateiro (Lycopersicon esculentum Micro-Tom)

Processo: 01/11074-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Lázaro Eustaquio Pereira Peres
Beneficiário:Rogério Falleiros Carvalho
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração (fenômenos biológicos)   Mutação   Tomate

Resumo

Mutantes exibindo deficiência no fitocromo em tomateiro (Licopersicon esculemtum) têm sido um modelo para estudos da fotomorfogênese. No que se refere à capacidade de regeneração in vitro como uma resposta fotomorfogenética, poucos trabalhos têm sido realizados. O presente trabalho tem a proposta de criar linhagens quase isogênicas contendo mutações au, fri, tri, hp, lp e atv, bem como o gene de regeneração Rg1, na cultivar Micro-Tom. Tais linhagens serão utilizadas para estudar o papel da luz nos processos de regeneração in vitro. A introgressão faz-se necessária já que os diversos mutantes, com os quais pretende-se trabalhar, não estão atualmente em linhagens quase isogênicas. Com as atividades propostas neste trabalho pretende-se tornar menos empírico o desenvolvimento de protocolos onde a regeneração in vitro é utilizada em diversas aplicações biotecnológicas. Além disso, durante o desenvolvimento do projeto, seu executor terá a oportunidade de ter uma ampla formação em fisiologia de plantas, trabalhando inclusive com uma das abordagens mais atuais nessa área, ou seja, a utilização de mutantes. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Rogério Falleiros. Uso de mutantes fotomorfogenéticos no estudo da competência para regeneração in vitro em micro-tomateiro (Lycopersicon esculentum cv. Micro-Tom. 2004. xii,69 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.