Busca avançada
Ano de início
Entree

Adequando a estratégia empresarial para as pequenas empresas

Processo: 97/00355-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1997
Vigência (Término): 31 de março de 1999
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Edmundo Escrivão Filho
Beneficiário:Mauro Massahico Nakamura
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estratégia organizacional   Pequenas e médias empresas

Resumo

O principal objetivo da pesquisa proposta neste projeto é adequar a Estratégia Empresarial para as pequenas empresas. Esta preocupação em "adequar" justifica-se pelo fato de que a maior parte da literatura sobre o tema Estratégia, assim como as Teorias Administrativas, está baseada em grandes empresas. A revisão bibliográfica revela que p Pensamento Estratégico Empresarial fundamenta-se no processo formal de formulação e estabelecimento de planos como forma de influenciar e moldar o comportamento de uma organização. A gestão através do processo formal adéqua se muito bem às grandes organizações burocráticas, onde a formalidade e a impessoalidade propiciam a eficiência dos planos. Entretanto, em uma pequena empresa a informalidade e a pessoalidade são características marcantes, fazendo com que a eficiência dos planos em conseguir prever e moldar o comportamento da organização fique comprometida. Desse modo, visando à consecução do objetivo proposto, planeja-se: analisar os fundamentos teóricos do processo formal de formulação e estabelecimento da Estratégia Empresarial através do estudo da origem e evolução do Pensamento Estratégico Empresarial; avaliar a adequação e utilidade deste processo à gestão das pequenas empresas através de trabalho de campo em três pequenas empresas; propor uma metodologia de formulação e estabelecimento de Estratégia Empresarial exeqüível ao pequeno empresário a partir das conclusões obtidas do trabalho de campo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)