Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência dos hormônios sexuais femininos no recrutamento e estado de fagócitos em modelo experimental de inflamação alérgica pulmonar

Processo: 01/13384-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Wothan Tavares de Lima
Beneficiário:Ana Paula Ligeiro de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estradiol   Estrógenos   Hormônios sexuais femininos   Fagócitos   Asma   Mulheres   Saúde da mulher   Modelos animais de doenças

Resumo

Dados clínicos mostram que 30-40% das mulheres asmáticas que ingressam nos hospitais estão próximas à fase menstrual do seu ciclo. No contexto da inflamação observada na asma, estes estudos associam os hormônios sexuais com a piora da função pulmonar. Baseados nestas informações, minha dissertação de mestrado, demonstrou a influência dos hormônios sexuais femininos na inflamação alérgica pulmonar. Tendo em vista os resultados obtidos neste estudo, nos parece que os hormônios sexuais, possam exercer efeitos pró ou antiinflamatórios. A proposta que lançamos considera os seus efeitos moduladores sobre a interação leucócito/endotélio na asma. Uma vez recrutados, leucócitos ativados sintetizam e secretam um amplo espectro de mediadores, como citocinas, PAF, eicosanóides entre outros. Estudos in vivo e in vitro têm demonstrado que o estradiol pode afetar a produção de citocinas em diferentes células. Um outro aspecto é o efeito modulador dos glicocorticóides sobre o recrutamento celular pulmonar decorrente da broncoprovocação. Estudos demonstraram que a sensibilidade dos receptores hípofisários para glicocorticóides é mantida reduzida pelos efeitos do estrógeno. Considerando o exposto, o objetivo deste projeto é correlacionar a variação dos níveis dos hormônios sexuais com a expressão de moléculas de adesão, a atividade funcional dos fagócitos, bem como o envolvimento do eixo HPA no controle da inflamação alérgica pulmonar em ratas OVx. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIGEIRO DE OLIVEIRA, ANA PAULA; SCHATZMANN PERON, JEAN PIERRE; DAMAZO, AMILCAR SABINO; DOS SANTOS FRANCO, ADRIANA LINO; DOMINGOS, HELORI VANNI; OLIANI, SONIA MARIA; OLIVEIRA-FILHO, RICARDO MARTINS; VARGAFTIG, BERNARDO BORIS; TAVARES-DE-LIMA, WOTHAN. Female sex hormones mediate the allergic lung reaction by regulating the release of inflammatory mediators and the expression of lung E-selectin in rats. RESPIRATORY RESEARCH, v. 11, p. 115, 2010. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.