Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificação e caracterização das zeinas gama e dos corpos protéicos de milho por técnicas espectroscópicas

Processo: 02/02316-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Luiz Alberto Colnago
Beneficiário:Tatiana de Campos Bicudo
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

As proteínas do milho representam cerca de 10% da matéria seca dos grãos e são constituídas por aproximadamente 20% de globulinas e albuminas e 80% de zeínas. As zeínas são compostas de um grande número de proteínas e são classificadas em 4 grupos denominados zeínas alfa, beta, gama e delta. As zeínas beta e gama, apesar de estarem em menor concentração nos grãos, são indispensáveis para a formação dos corpos protéicos, que são as organelas de deposição das proteínas de reservas nos cereais. Essas proteínas são menos estudadas que as zeínas alfa, pois são extraídas dos grãos após a redução das ligações dissulfeto. Para que seja possível analisar as estruturas das zeínas gama sem a quebra das ligações dissulfeto encontrou-se variedades de milho, como o BR 473 e o Poza Rica, nos quais a zeína gama é a principal ou a única proteína de reserva observada no grão. Com a purificação dos corpos protéicos desses milhos e das zeínas gama, pretende-se analisar as suas estruturas secundárias com as espectroscopias de infravermelho com transformada de Fourier (IV) e Dicroísmo circular (DC) e analisar suas estruturas terciárias em baixa resolução com técnicas como a espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN) em estado sólido e solução e espalhamento de raios X em baixo ângulo (SAXS). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BICUDO‚ T.C.; BICUDO‚ R.C.; FORATO‚ L.A.; BELTRAMINI‚ L.M.; BATISTA‚ L.A.R.; COLNAGO‚ L.A.; OTHERS. $\gamma$-Zein secondary structure in solution by circular dichroism. Biopolymers, v. 89, n. 3, p. 175-178, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.