Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão, purificação e caracterização de tireotrofina recombinante humana (rec-hTSH) em células de ovário de hamster chinês (CHO)

Processo: 00/09008-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Maria Teresa de Carvalho Pinto Ribela
Beneficiário:Fernanda de Mendonça Macedo
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):DNA recombinante   Tireotropina

Resumo

A tireotrofina, um hormônio da hipófise anterior que controla a síntese e secreção dos hormônios tireoideanos, é uma glicoproteína com estrutura dimérica contendo duas subunidades (alfa e beta) não covalentemente ligadas. Este hormônio tem alto interesse clínico, sendo amplamente utilizado "in vivo" no diagnóstico e tratamento de câncer de tireóide e "in vitro" na rotina das análises clínicas ligadas à fisio-patologia da tireóide. Poucos laboratórios realizaram sua síntese por técnicas de DNA recombinante, sendo o nosso laboratório um deles. Utilizando vetores dicistrônicos contendo marcadores gênicos de seleção e amplificação, DHFR e ADA respectivamente, cada um ligado ao gene da subunidade alfa ou beta, obtivemos altos níveis de expressão de até 5,7 g hTSH/10 células/dia. A meta do presente projeto é a produção laboratorial de rec-hTSH em biorreator, sua purificação com rendimentos da mesma ordem ou superiores àqueles apresentados na literatura e sua caracterização físico-química, imunológica e biológica, confirmando identidade, pureza e potência do produto obtido. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACEDO, Fernanda de Mendonça. Expressão, purificação e caracterização de tireotrofina recombinante humana (rec-hTSH) em células de ovário de hamster chines (CHO). 2003. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.