Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de novos genes de Drosophilla melanogaster

Processo: 01/07696-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2001
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Maria Luisa Paçó-Larson
Beneficiário:Valeria Valente
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Drosophila melanogaster   Ciclo celular   Análise de sequência de DNA

Resumo

Não obstante sua enorme importância, o seqüenciamento do DNA genômico de Drosophila melanogaster é apenas o primeiro passo na tentativa de entender a dinâmica dos processos celulares presentes no organismo. Para isso é preciso o desenvolvimento e implementação de abordagens experimentais que utilizem a informação recentemente obtida para identificar fisicamente e analisar de maneira sistemática a função e distribuição espaço-temporal dos produtos gênicos preditos pela seqüência genômica. Com o objetivo de contribuir para a descrição de genes novos de D.melanogaster, neste projeto propomos a caracterização da estrutura e função de quatro dos genes preditos, mas não caracterizados, identificados pelos ORESTES. A escolha destes quatro genes baseou-se na indicação de conservação da seqüência entre organismos amplamente distribuídos na escala evolutiva, o que sugere uma função potencialmente importante. Também com base na identidade com seqüências de outros organismos, três destes genes foram identificados como possíveis reguladores da transcrição, diferenciação ou do ciclo celular, e, portanto são candidatos a codificarem proteínas reguladoras com funções gerais importantes. Os produtos destes genes serão caracterizados quanto à estrutura primária, padrão de expressão, localização sub-celular, e fenótipos causados por super-expressão e nocaute. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, G. B.; VALENTE, V.; DE QUEIROZ, M. S.; VIANNA, M. C. B.; PACO-LARSON, M. L. Overexpression of kermit/dGIPC is associated with lethality in Drosophila melanogaster. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 44, n. 4, p. 283-290, APR 2011. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.