Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Aplicação de sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica para identificar habitats do mosquito transmissor da malária na região do reservatório de Tucuruí-PA

Processo: 01/07693-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária
Pesquisador responsável:Evlyn Márcia Leão de Moraes Novo
Beneficiário:Cíntia Honório Vasconcelos
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Malária

Resumo

A malária é um dos grandes problemas de saúde pública em todo mundo. No Brasil, em 1994, foram registrados aproximadamente meio milhão de casos. Em áreas onde a malária é endêmica, o monitoramento das larvas e de populações de mosquitos adultos é de grande importância para o controle da doença. As técnicas de sensoriamento remoto e SIG tem reduzido custos e tempo nas pesquisas epidemiológicas, pois são usadas em escala regional. Este trabalho tem por objetivo entender as relações entre os padrões de distribuição espacial dos casos de malária na região da represa de Tucuruí-PA e os padrões desocupação da terra induzidos por sua implantação e entender também, as relações entre as variações sazonais da distribuição espacial dos casos de incidência de malária e o ciclo de operação do reservatório de Tucuruí, aplicando técnicas de sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica. Será utilizada uma série histórica de dados de incidência de malária no período de 95 a 97. Com isso pretende-se identificar os locais de maior incidência, observando as características da área. No futuro próximo, os órgãos de saúde poderão utilizar esses dados para combater a malária nessa região de forma mais eficaz e menos dispendiosa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VASCONCELOS, Cíntia Honório. Aplicação de sensoriamento remoto e geoprocessamento para analisar a distribuição da malária na região do reservatório de Tucuruí-PA. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.