Busca avançada
Ano de início
Entree

Tomografia de impedância elétrica como método de titulação da pressão expiratória em pacientes com insuficiência respiratória aguda

Processo: 01/14105-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 31 de outubro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marcelo Britto Passos Amato
Beneficiário:Valdelis Novis Okamoto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A pressão expiratória final (PEEP) parece ter papel protetor para a lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica por minimizar o colapso pulmonar nas regiões pulmonares dependentes. No entanto, ela pode levar à hiperinsuflação indesejável das regiões pulmonares não dependentes. Nesse contexto, existe grande interesse na busca de ferramentas que auxiliem na titulação da pressão expiratória final, de modo a obter uma ventilação pulmonar homogênea e provavelmente menos lesiva. O estudo proposto visa a avaliar a utilidade da tomografia de impedância elétrica, um novo instrumento de visualização da ventilação pulmonar regional, como método de titulação da pressão expiratória final em pacientes com insuficiência respiratória aguda, comparando-a com outros dois métodos de avaliação do colapso pulmonar, a tomografia computadorizada e a gasometria intra-arterial. Serão estudados 20 pacientes com insuficiência respiratória aguda sob ventilação mecânica. Eles serão monitorizados com a tomografia de impedância elétrica e a gasometria intra-arterial durante uma manobra de redução gradual da PEEP, após manobra de recrutamento alveolar. Adicionalmente, partes dessas manobras serão também documentadas pela tomografia computadorizada. Serão estudados os limites de concordância, através da análise de Bland-Altman, entre as pressões de fechamento de espaços aéreos obtidas por esses três métodos e a reprodutibilidade das medidas feitas pela TIE. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OKAMOTO, Valdelis Novis. Segurança e eficácia da manobra de recrutamento com pressurização progressiva em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo / lesão pulmonar aguda. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.