Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de receptores GABA-A após a privação de sono paradoxal e o papel do sistema gabaérgico no prejuízo de aquisição da tarefa de esquiva inibitória após a privação do sono paradoxal

Processo: 02/12453-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2003
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Débora Cristina Hipólide
Beneficiário:Francisco Paulino Dubiela
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14303-3 - Center for Sleep Studies, AP.CEPID
Assunto(s):Autorradiografia   Privação de sono

Resumo

Vários estudos na literatura demonstram que a privação de sono paradoxal (PSP) prejudica a aquisição de tarefas de memória aversivamente motivadas. Além disso, é conhecido que a PSP provoca mudanças significativas em sistemas de neurotransmissão que mantêm e modulam o sono, e em sistemas envolvidos com a formação de processos de memória e aprendizado. O sistema gabaérgico, principal sistema inibitório do SNC, tem sido alvo de vários estudos relacionados aos processos de memória e aprendizado. Os benzodiazepínicos (BZDs), principal classe de drogas hipnóticas, participam desse sistema gerando alterações de afinidade sobre os receptores GABAA, acentuando a ação do GABA, e também produzem amnésia anterógrada. Os estudos encontrados na literatura que relacionam os sítios de benzodiazepínicos e privação de sono, embora controversos, demonstram alterações no complexo de receptor GABAA. Esses estudos utilizam a marcação dos sítios de BZDs e GABAA em homogenatos de algumas regiões do encéfalo de animais e os dados são discutidos em termos do estresse produzido pela técnica de privação de sono por um período de 24 horas. Resultados preliminares do projeto de Iniciação Científica demonstram que a marcação de receptores benzodiazepínicos mostrou-se inalterada após 96 horas de PSP em diversas áreas encefálicas, incluindo áreas relacionadas com processos mnemônicos. A proposta desse projeto é dar continuidade aos estudos das alterações em diferentes receptores gabaérgicos. Para isso, estudaremos as possíveis alterações geradas pela PSP sobre a densidade de receptores GABAA, sítio de ação do GABA, durante um período em que a perda de sono paradoxal é mais seletiva e o efeito deletério sobre a aquisição de tarefas de memória aversivamente motivadas mais pronunciado. O método de marcação de receptores GABAA utilizado será através da técnica da autoradiografia em porções específicas do encéfalo. Para isso, utilizaremos 10 nM de [3H]muscimol, e 200 µM de GABA para a marcação de sítios inespecíficos. Além disso, iremos avaliar se o prejuízo provocado pela PSP sobre a tarefa de esquiva inibitória é mediado pelo sistema gabaérgico, através da administração de uma droga com ação anti-amnéstica (metil-carbolina 3-carboxilato - β-CCM). A hipótese experimental é que essa substância reverta os prejuízos nas tarefas de esquiva inibitória após a PSP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUBIELA, FRANCISCO PAULINO; OLIVEIRA, MARIA GABRIELA M.; MOREIRA, KARIN MONTEIRO; NOBREGA, JOSE N.; TUFIK, SERGIO; HIPOLIDE, DEBORA CRISTINA. Inverse benzodiazepine agonist beta-CCM does not reverse learning deficit induced by sleep deprivation. Neuroscience Letters, v. 469, n. 1, p. 169-173, JAN 18 2010. Citações Web of Science: 6.
DUBIELA‚ F. P.; DE OLIVEIRA‚ M. G. M.; MOREIRA‚ K. D. M.; NOBREGA‚ J. N.; TUFIK‚ S.; HIPÓLIDE‚ D. C. Learning deficits induced by sleep deprivation and recovery are not associated with altered [3H] muscimol and [3H] flunitrazepam binding. Brain Research, v. 1037, n. 1/2, p. 157-163, Mar. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.