Busca avançada
Ano de início
Entree

O operador de Wigner aplicado a colisões de mudança de estrutura fina entre átomos alcalinos no regime frio

Processo: 99/11978-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Reginaldo de Jesus Napolitano
Beneficiário:Helena Carolina Braga
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Interações nucleares   Colisões   Átomos frios   Resfriamento e aprisionamento de átomos   Armadilha magneto-óptica

Resumo

Neste mestrado, abordaremos o processo de perdas atômicas por mudança de estrutura fina por ser este o segundo maior fenômeno limitador da densidade e da permanência de átomos confinados em armadilhas magneto-ópticas. A utilização do operador de Wigner nos possibilita tratar a dinâmica dos graus de liberdade internos do sistema em colisão de uma forma completamente quântica, enquanto tratamos de forma clássica ou semi-clássica a dinâmica dos graus de liberdade de translação dos átomos em colisão. Esta simplificação é extremamente importante para facilitar o tratamento de sistemas realísticos, em que um grande número de canais participa efetivamente do espalhamento. Especificamente, no presente mestrado desenvolveremos um modelo simplificado utilizando três curvas de potencial. Deduzindo equações inéditas para uma colisão unidimensional, cuja solução numérica propomos neste projeto de mestrado. Também propomos a generalização deste modelo simples para o caso tridimensional, em que os graus de liberdade rotacionais da "quase-molécula" são levados em conta no formalismo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRAGA, Helena Carolina. O operador de Wigner aplicado a colisões de mudança de estrutura fina entre átomos alcalinos no regime frio. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.