Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do poro de transição de permeabilidade mitocondrial na morte de células vegetais induzida por óxido nítrico

Processo: 00/14984-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Ione Salgado
Beneficiário:Joselito Nardy Ribeiro
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A morte celular programada (MCP) é um processo fisiológico, que ocorre durante o desenvolvimento de células animais e vegetais, eliminando seletivamente células não desejadas. O programa de morte celular pode ser dividido em três etapas funcionalmente distintas: uma fase indutora, dependente de estímulo, que desencadeia o processo; uma fase executora, em que ocorre uma alteração no estado redox da célula e a etapa degradativa, onde ocorre a fragmentação do DNA nuclear. Em células animais sabe-se que a alteração na permeabilidade da membrana mitocondrial na fase executora é a principal etapa regulatória da MCP. Em células vegetais a participação da mitocôndria neste processo ainda não foi evidenciada. O óxido nítrico (NO) tem sido recentemente considerado um importante componente no mecanismo de resistência de plantas ao ataque de patógenos. O NO induziria a MCP no local da infecção, impedindo o estabelecimento do patógeno. Resultados de nosso laboratório (ainda não publicados) sugerem que o NO induz a morte programada de células de laranja cultivadas in vitro. Este projeto pretende estudar a participação do poro de transição de permeabilidade mitocondrial na morte destas células, induzida por NO. Os resultados deste trabalho poderão contribuir para o esclarecimento do papel do NO no mecanismo de resistência de plantas à invasão de patógenos bem como, na elucidação do mecanismo de morte celular programada em vegetais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Joselito Nardy. Avaliação da atividade fotodinamica de porfirinas para uso em terapia fotodinamica. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Quimica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.