Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das eventuais atividades quimiopreventivas do geraniol e farnesol quando administrados a ratos F-344 durante as etapas de iniciação e/ou promoção inicial do modelo de hepatocarcinogênese do hepatócito resistente

Processo: 00/00918-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Fernando Salvador Moreno
Beneficiário:Thomas Prates Ong
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hepatócitos

Resumo

Diversos dos inibidores da carcinogênese até agora identificados são constituintes naturais dos alimentos. Nos últimos anos, tem aumentado o interesse pelo estudo dos derivados do metabolismo do mevalonato em plantas, denominados isoprenóides, em função de sua promissora ação relatada na quimioprevenção e quimioterapia do câncer. Dentre estes, pode-se citar o geraniol e famesol, encontrados em frutas, hortaliças e grãos. Pretende-se avaliar a atividade quimiopreventiva dessas substâncias, quando administradas a ratos durante diferentes etapas do modelo de hepatocarcinogênese do "Hepatócito Resistente". Para tanto, serão realizados exames macroscópico, histopatológico e imuno-histoquímicos. Além disso, a investigação de possíveis mecanismos que poderiam estar relacionados com a eventual ação quimiopreventiva destas substâncias será realizada através da avaliação da proliferação celular, da apoptose, da intensidade de danos provocados no DNA, bem como através da avaliação das expressões dos genes que codificam para a enzima HMGCoA redutase e para os receptores nucleares FXR e RXR's, respectivamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ONG, Thomas Prates. Atividade quimiopreventiva do farnesol e geraniol em ratos Wistar submetidos ao modelo de hepatocarcinogênese do hepatócito resistente. 2004. 156 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.