Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanocompósitos precursoresde sistema químicos integrados: óxidos semicondutores em vidros porosos e vitrocerâmicas porosas

Processo: 97/09928-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1997
Vigência (Término): 31 de outubro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Oswaldo Luiz Alves
Beneficiário:Italo Odone Mazali
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O projeto visa à preparação de sistemas químicos integrados envolvendo óxidos semicondutores, vidro poroso Vycor e vitrocerâmicas porosas com esqueleto de fosfato. Tais sistemas serão preparados impregnando-se o vidro poroso Vycor e as vitrocerâmicas porosas com soluções precursoras de compostos metal-orgânicos em solventes apropriados. No caso de compostos metal-orgânicos do tipo alcóxido poderá, ainda, ser usada a técnica de impregnação com vapores. Em ambos os procedimentos procurar-se-á as melhores condições para a introdução dos óxidos no interior dos poros das matrizes porosas. As vitrocerâmicas porosas e os sistemas químicos integrados serão caracterizados pelas técnicas de ressonância magnética nuclear de sólidos com rotação segundo o angulo mágico (29Si e 31P NMR-MAS), infravermelho com transformada de Fourier (IV-TF), análises térmicas, difração de raios X, porosimetria de Hg ou por adsorção de N2 e técnicas com resolução espacial, tais como: microscopia Raman (Raman microprobe), microscopias eletrônicas de varredura, de transmissão, entre outras. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAZALI, Italo Odone. Sistemas quimicos integrados : oxidos semicondutores (SnO2, TiO2 e Nb2O5) obtidos pelo processo MOD nos poros de matrizes com esqueleto niobofosfato e de silica (VYCOR). 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Quimica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.