Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura de tecidos em Passiflora spp: organogênese e embriogênese somática

Processo: 97/10724-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1997
Vigência (Término): 31 de outubro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Adriana Pinheiro Martinelli
Beneficiário:Alessandra Cristina Boffino de Almeida Monteiro Hara
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Passiflora   Citocinas   Auxinas   Embriogênese somática   Organogênese

Resumo

A cultura do maracujazeiro no Brasil possui uma posição de destaque, pois atualmente o país é o maior produtor de suco concentrado. Entretanto, existem problemas em relação à propagação e fitossanidade da cultura que comprometem a produção e o rendimento da cultura. O objetivo deste trabalho é desenvolver um protocolo para regeneração de plantas através de organogênese e embriogênese somática, importantes para aplicação em programas de melhoramento utilizando técnicas de transformação genética e hibridação somática. Serão utilizadas duas espécies de Passiflora, o maracujá amarelo (P. edulis f. flavicarpa) e o maracujá doce (P. alata) para o desenvolvimento dos protocolos. As plantas obtidas "in vitro" serão aclimatadas em casa de vegetação e plantadas no campo para avaliação das características agronômicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEIRO‚ A.C.B.A.; HIGASHI‚ EN; GONÇALVES‚ AN; RODRIGUEZ‚ A.P.M. A novel approach for the definition of the inorganic medium components for micropropagation of yellow passionfruit (Passiflora edulis Sims. f. flavicarpa Deg.). IN VITRO CELLULAR & DEVELOPMENTAL BIOLOGY-PLANT, v. 36, n. 6, p. 527-531, 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.