Busca avançada
Ano de início
Entree

Organização genômica e expressão do gene araXPB em Arabidopsis thaliana

Processo: 98/00004-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Marie-Anne van Sluys
Beneficiário:Patricia Gleydes Morgante
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O cDNA araXPB de Arabidopsis thaliana foi isolado graças à sua homologia com o gene XPB, que desempenha importante função na transcrição e no reparo de DNA em células humanas. O alinhamento da proteína araXPB às proteínas homólogas de levedura e humana revelou alto grau de identidade e similaridade, bem como a presença de todos os domínios funcionais encontrados nestas duas proteínas. Tais resultados sugerem fortemente que o gene araXPB deva atuar na transcrição e no reparo de DNA em plantas, sendo sua identificação a primeira evidência molecular do reparo por excisão de nucleotídeos em vegetais superiores. Logo, o estudo do papel do gene araXPB no organismo vegetal é de fundamental importância para a compreensão do metabolismo de DNA em plantas e para o estabelecimento das bases moleculares do reparo por excisão de nucleotídeos nestes organismos. Nesse contexto insere-se o objetivo geral do presente projeto, que destina-se ao estudo da organização genômica e do padrão de expressão do gene araXPB em diferentes variedades de A. thaliana, a saber, Benshein, Columbia e Landsberg. Inicialmente, será realizado o isolamento do clone genômico para localização do promotor e da posição dos introns a partir de uma biblioteca genômica de Landsberg e, será estudado o grau de conservação do gene nos três ecotipos, baseando-se no padrão de restrição do DNA genômico através de análises por "Southern blot". Em paralelo, a expressão do gene será estudada nos órgãos de plantas em diferentes fases de desenvolvimento e submetidas a diferentes condições de crescimento. Tais análises serão conduzidas através de "Northern blot", para visualização do mRNA e, através de "Westhern blot" e imunolocalização, para detecção da proteína. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASUDA, HANA PAULA; NAKABASHI, MYNA; MORGANTE, PATRICIA G.; KAJIHARA, DANIELA; DE SETTA, NATHALIA; MARTINS MENCK, CARLOS FREDERICO; VAN SLUYS, MARIE-ANNE. Evidence for sub-functionalization of tandemly duplicated XPB nucleotide excision repair genes in Arabidopsis thaliana. Gene, v. 754, SEP 5 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.