Busca avançada
Ano de início
Entree

Isótopos estáveis na identificação de fontes e comportamento do nitrato no Aquífero Adamantina em Urânia (SP)

Processo: 01/13931-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Ricardo César Aoki Hirata
Beneficiário:Claudia Luciana Varnier
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Isótopos estáveis   Contaminação   Nitratos   Aquíferos   Urânia (SP)

Resumo

O nitrato têm preocupado administradores de recursos hídricos subterrâneos em diversos países, dado que este é o contaminante de mais ampla ocorrência mundial. Concentrações anômalas de nitrato nas águas subterrâneas foram detectadas em inúmeros poços cacimba e tubulares no Aqüífero Adamantina, no município de Urânia (SP). Estudos recentes, conduzidos pelo orientador, indicaram como fontes potenciais de contaminação as fossas sépticas e/ou a aplicação de fertilizantes nitrogenados na agricultura. Os objetivos deste projeto consistem em: I) definir a origem da contaminação das águas subterrâneas por nitrato e avaliar a sua evolução ao longo das zonas não-saturada e saturada, através do uso de isótopos estáveis, II) avaliar a eficiência destas técnicas isotópicas em estudos de contaminação por nitrato, principalmente no que se refere à determinação de suas fontes e III) verificar a ocorrência de processos de dentrificação em profundidade. As atividades a serem executadas consistirão na instalação de estações experimentais para coleta de amostras e monitoramento da zona não-saturada, coleta de amostras de solo e água das zonas saturada e não-saturada para análises físico-químicas e isotópicas, incluindo 15N, 18ONO3, 18O, 2HH2O. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARNIER, CLAUDIA; HIRATA, RICARDO; ARAVENA, RAMON. Examining nitrogen dynamics in the unsaturated zone under an inactive cesspit using chemical tracers and environmental isotopes. APPLIED GEOCHEMISTRY, v. 78, p. 129-138, MAR 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VARNIER, Claudia Luciana. Avaliação da contaminação de uma fossa negra desativada na zona não-saturada do aqüífero Adamantina em Urânia (SP). 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.