Busca avançada
Ano de início
Entree

Possíveis mecanismos de alteração da expressão protéica, do RNAm e da atividade enzimática das isoformas da enzima conversora angiotensina-I (ECA) no tecido renal e pancreático de ratos Wistar e SHR diabéticos, tratados ou não com inibidores de ECA, antagonista do receptor AT1 (Losartan) e antagonista do possível receptor de A1-7 (A779)

Processo: 02/03118-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dulce Elena Casarini
Beneficiário:FERNANDA APARECIDA RONCHI
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes

Resumo

Em estudos anteriores de nosso grupo foi descrito uma isoforma N-domínio da ECA de 90 kDa caracterizada como marcador genético de hipertensão em urina de indivíduos hipertensos/ratos SHR/SHR-SP/Lyon, não presente em urina de indivíduos normais/ratos Wistar/Brown Norway e ainda em ratos 1R1C/Doca-sal (modelos experimentais onde o fator determinante do aparecimento da hipertensão é o físico). Na dissertação de mestrado de Fernanda Ronchi (2002) demonstrou-se que a expressão protéica desse marcador genético não está restrita ao rim, mas também na adrenal, aorta, coração, fígado, pâncreas, pulmão e testículo. Descreveu-se ainda que o marcador genético bem como as isoformas de 65 kDa também expressas nos diferentes tecidos, são capazes de inativar os peptídeos naturais N-Acetil- Ser-Asp-Lys-Pro (substrato específico para o domínio-N) envolvido na hemotopoiese e o vasodilatador Angiotensina 1-7 descrito como antagonizador das ações da Ali. Baseado nestes dados nosso objetivo constitui-se em associar essas isoformas da ECA com disfunções renais, em especial a nefropatia diabética. Neste estudo verificaremos os possíveis mecanismos de alteração da expressão protéica, do RNAm e da atividade enzimática das isoformas da Enzima Conversora de Angiotensina I (ECA), no tecido renal e pancreático de ratos Wistar e SHR diabéticos, tratados ou não com inibidores de ECA, antagonista do receptor AT1 (losartan) e antagonista do possível receptor de A1-7 (A779). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)