Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade espacial de clones de seringueira cultivados em argissolo vermelho-amarelo com sistema uniforme de manejo

Processo: 00/11710-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:José Frederico Centurion
Beneficiário:Cassiano Garcia Roque
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil

Resumo

Estudos agronômicos do sistema solo-água-planta devem considerar a variabilidade espacial dos solos, pois esta tem por objetivo conhecer mais do meio em que as plantas crescem e, com isso, recomendar um manejo adequado de solos. Objetivando avaliar a variabilidade espacial de propriedades físicas e químicas do solo, da planta e da produção de dois clones de seringueira sob manejo uniforme, utilizando métodos sugeridos pela estatística clássica e da geoestatística para se estudar a dependência espacial das propriedades será montada uma malha retangular com 120 pontos (100 x 37,5 m), espaçados de 5,0 por 7,5 m, em dois talhões (RRIM 600 e PB 235) de um seringal. Será realizada também a adição de 30 pontos nesta malha para a verificação da variabilidade espacial a distância de 2,5 m, totalizando 300 pontos para cada clone de seringueira. Algumas análises físicas serão realizadas na camada superficial (0-20 cm). As análises químicas e composição granulométrica serão realizadas em amostras extraídas da camada superficial (0-20 cm) e na camada subsuperficial (80-100 cm). A avaliação do estado nutricional da seringueira será feita através da análise dos macro e micronutrientes e a pesagem do coagulo, uma vez por mês. Com os resultados, serão construídos mapas dos atributos do solo na área estudada, através da técnica da Krigagem e o semivariograma cruzado utilizado para verificar o relacionamento entre a variabilidade das propriedades do solo, da planta e produção. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROQUE, Cassiano Garcia. Variabilidade espacial de atributos do solo e da planta de clones de seringueira cultivada em argissolo vermelho-amarelo. 2004. vii, 105 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.