Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da sustentabilidade de áreas revegetadas no Interior do Estado de São Paulo

Processo: 00/05341-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Beneficiário:Ludmila Pugliese de Siqueira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica florestal

Resumo

O presente projeto tem como objetivo a investigação de alguns processos de dinâmica florestal, que poderiam ser utilizados como indicadores de avaliação de sustentabilidade de áreas revegetadas. O estudo será conduzido em duas áreas revegetadas no interior do Estado de São Paulo, com diferentes idades de plantio, onde foram utilizados a mesma metodologia e conceitos na implantação. A primeira área localiza-se à margem esquerda do Rio Piracicaba, possuindo uma área total de 2,4 ha, com aproximadamente 6 anos de idade. A segunda localiza-se no município de Iracemápolis, numa área desapropriada no entorno na bacia do Ribeirão Cachoeirinha, com área aproximada de 20 ha e 11 anos de idade. Nas duas áreas, os plantios foram feitos principalmente com espécies nativas regionais, combinadas de acordo com os seus respectivos estágios sucessionais. Serão alocadas, em cada área, 10 parcelas permanentes de 100 m2 (10x 10m), de forma casualizada. Dentro destas serão amostradas subparcelas de 0,5 x 0,5 m, também de forma aleatória . Através destas subparcelas, iremos avaliar a densidade e composição do banco e da chuva de sementes e a comunidade de indivíduos jovens regenerantes. Desta forma, pretende-se obter informações sobre alguns aspectos do potencial regenerativo da área, na perspectiva do uso desses dados no estabelecimento de indicadores de avaliação e monitoramento de restauração florestal, que possibilitem uma readequação dos modelos usuais de recuperação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Ludmila Pugliese de. Monitoramento de áreas restauradas no interior do estado de São Paulo, Brasil.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.