Busca avançada
Ano de início
Entree

Incidência de doença celíaca em pacientes com baixa estatura

Processo: 99/00840-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 31 de março de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Márcia Nery
Beneficiário:Márcia Silva Queiroz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença celíaca   Crescimento   Crescimento e desenvolvimento   Estatura   Tamanho corporal

Resumo

O objetivo do trabalho é avaliar se a doença celíaca oligossintomática ou assintomática pode ser responsável pela baixa estatura em crianças em nosso meio, e em que proporção isto ocorre. Estudaremos crianças com baixa estatura, definida como altura abaixo de 2 desvios padrões da média para idade, nas quais serão dosados, em amostra de sangue periférico, anticorpos anti-transglutaminase, anti-endomíseo e determinado o nível sérico de IgA. Nas crianças com pesquisa de anticorpos positiva ou deficiência de IgA, que pode resultar em falso negativo para pesquisa de anticorpos, o diagnóstico de doença celíaca será confirmado por biópsia de intestino delgado e serão, apropriadamente tratadas com dieta sem glúten. O diagnóstico de baixa estatura será feito através de protocolo de rotina utilizado no serviço. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M.S. QUEIROZ; M. NERY; E.L. CANÇADO; D. GIANELLA-NETO; B. LIBERMAN. Prevalence of celiac disease in Brazilian children of short stature. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 37, n. 1, p. 55-60, Jan. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.