Busca avançada
Ano de início
Entree

A pesca artesanal na praia do pantano do sul, florianopolis, sc.

Processo: 98/07564-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Alpina Begossi
Beneficiário:Rodrigo Pereira Medeiros
Instituição-sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pesca artesanal

Resumo

A pesca artesanal é uma importante atividade sócio-econômica e cultural no estado de Santa Catarina. Contudo, a pesca industrial nas águas mais próximas à costa e o desenvolvimento da linha de costa (causada basicamente em função do turismo) são fatores limitantes às comunidades pesqueiras artesanais locais. O presente projeto tem por objetivo analisar o nicho ecológico da comunidade pesqueira artesanal da praia do Pântano do Sul, localizada no município de Florianópolis (Santa Catarina). O conceito de nicho ecológico serve como instrumento de análise da interação pescador-ambiente, em nível populacional. Serão coletados dados referentes à pesca e aos usos dos recursos (pescado). Os dados de captura e esforço de cada pescaria serão coletados a partir do acompanhamento quinzenal das pescarias (com a demarcação dos pesqueiros por meio do GPS) e da coleta diária por um membro treinado da comunidade. Serão realizadas entrevistas, abordando às formas de uso do pescado capturado (venda, consumo, fins medicinais, tabus alimentares). Os dados serão analisados com relação à forma de uso e ocupação do espaço marinho bem como do uso dos recursos, a fim de possibilitar uma melhor compreensão das relações pescadores - ambiente. Para tal, serão utilizados os modelos de forrageamento ótimo e os modelos conceituais de fluxo de energia e informação. Os resultados poderão servir de base para a formulação de um futuro programa de manejo da pesca artesanal, salientando-se a importância ecológica, social, econômica e cultural desta atividade no município de Florianópolis. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEDEIROS, Rodrigo Pereira. Estrategias de pesca e usos dos recursos em uma comunidade de pescadores artesanais da Praia do Pantano do Sul (Florianopolis, Santa Catarina). 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.