Busca avançada
Ano de início
Entree

História e crônica Balas de Estalo e As questões políticas e sociais do seu tempo ( 1883-1887)

Processo: 02/05623-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Sidney Chalhoub
Beneficiário:Ana Flávia Cernic Ramos
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crônica histórica   Monarquia   Literatos   Religiões   Rio de Janeiro

Resumo

Este projeto tem como objetivo estudar a série cronística "Balas de Estalo", publicada entre os anos de 1883 e 1887 no jornal carioca "Gazeta de Notícias", tentando entender seus significados políticos e sociais, como também seu testemunho histórico sobre as principais questões que marcaram o final do século XIX. A série conta com a participação de dez cronistas, entre eles Capistrano de Abreu, Valentim Magalhães e Machado de Assis. Publicada quase diariamente, a série aborda questões sobre política, poder pessoal de Dom Pedro II, relação entre Igreja e Estado, abolição, ciência, imigração, entre outros assuntos. A proposta deste projeto é entender os nexos entre esses temas, buscando descobrir se há, através deles, uma crítica à monarquia e às instituições que ela representa naquele final de século. Pretende-se entender como os narradores da série estão discutindo esses temas e construindo uma crítica ao "tempo da monarquia". Buscar os sentidos da série, entender a forma como os narradores estão debatendo dentro dessa coletividade e, principalmente, entender como a série está também dialogando com outros periódicos e mesmo com outros espaços sociais - como os discursos parlamentares - sobre essas questões é o que este projeto tem como proposta. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Ana Flávia Cernic. Política e humor nos últimos anos da monarquia: a série 'Balas de Estalo' (1883-1884). 2005. 168 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.