Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo numérico da transição de fase na cromodinâmica quântica a temperatura finita

Processo: 02/10796-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Tereza Cristina da Rocha Mendes
Beneficiário:Rafael Bertolini Frigori
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/05047-5 - Simulações numéricas de larga escala em teorias de Gauge na rede e mecânica estatística, AP.JP
Assunto(s):Transição de fase   Cromodinâmica quântica   Método de Monte Carlo

Resumo

Pretendemos investigar aspectos da transição de fase quiral da QCD através de simulações numéricas de larga escala. Consideraremos principalmente o caso com dois sabores degenerados de quarks dinâmicos, para o qual é prevista no limite quiral uma transição de fase de segunda ordem na classe de universalidade da transição magnética do modelo de spins O(4) tridimensional. Esta equivalência ainda não foi estabelecida, apesar de extensivos estudos numéricos ao longo da última década. Estudaremos em detalhe o caso da chamada formulação staggered, concentrando nossos esforços na região de massas mais altas. Em nosso estudo levaremos em conta novos resultados universais obtidos a partir do modelo de spins O(4), que permitirão uma localização da região crítica sem as ambiguidades presentes em estudos anteriores. Paralelamente, pretendemos estudar propriedades gerais das transições de fase dos modelos de spins O(N), como a correta interpretação da transição de percolação de aglomerados de Monte Carlo no modelo O(4) tridimensional com campo magnético e a questão da liberdade assintótica nos modelos O(N) bidimensionais para N maior ou igual a 3. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRIGORI, Rafael Bertolini. Estudo numérico da transição de fase na QCD a temperatura finita. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.