Busca avançada
Ano de início
Entree

Mineralizações auríferas em metaconglomerados da formação moeda, Quadrilátero Ferrífero, MG: relações com o metamorfismo, tectônica e matéria carbonosa

Processo: 00/11629-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Roberto Perez Xavier
Beneficiário:Paulo Fernando Ravacci Pires
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O escopo deste projeto é equacionar os principais processos responsáveis pelas mineralizações auríferas, em associação com a matéria carbonosa, nos metaconglomerados da Formação Moeda. Desde a década de 80 ressaltam-se a semelhança destas ocorrências com as mineralizações auríferas de Witwatersrand (África do Sul), responsável por uma produção histórica de mais de 40.000 t de ouro. Neste contexto, o projeto visa compreender as mineralizações de ouro na Formação Moeda, não só segundo seus aspectos sedimentares, mas também avaliar o papel da tectônica, metamorfismo/alteração hidrotermal e da matéria carbonosa na disposição geométrica e espacial da mineralização, utilizando-se de técnicas laboratoriais e conceitos até então, não aplicados para a avaliação do pontencial aurífero da área em questão. Dentre estas ferramentas destacam-se: 1) Microscopia Eletrônica, micro-espectroscopia Raman e Isótopos Estáveis, em uma escala de detalhe; 2) Análise Estratigráfica Regional (baseada na "Estratigrafia Genética"), Análise Estrutural e Espectroscopia de Reflexão, em uma escala regional. A combinação do estudo em escalas trabalhos diferentes será de fundamental importância na individualização de áreas potencialmente auríferas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIRES, Paulo Fernando Ravacci. Genese dos depositos auriferos em metaconglomerados da formação moeda, Quadrilatero Ferrifero, MG : o papel do metamorfismo e associação com a materia carbonosa. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociencias.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.