Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da produção de pectinases por Bacillus sp.

Processo: 99/06789-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1999
Vigência (Término): 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Eleni Gomes
Beneficiário:Márcia Maria Costa Nunes Soares
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bacillus   Processamento de alimentos

Resumo

A aplicação das pectinases em processos industriais como processamento de frutas e vegetais, principalmente a produção de vinhos, entre outras, tem crescido consideravelmente, justificando o interesse pela produção comercial das mesmas. Como fonte destas e de outras enzimas, os microrganismos surgem como melhor alternativa em função da grande diversidade de espécies. A produção dessas enzimas por microrganismos pode ser induzida pela presença de substâncias pécticas no meio de cultivo, o que pode levar a um aumento considerável da produção, assim como a indução a separação das frações enzimáticas e caracterização das mesmas, facilitam a sua aplicação nos processos industriais. Em vista disso, o presente projeto tem por objetivos avaliar diferentes fontes de carbono como possíveis indutoras da produção de pectinases pelo Bacillus sp, isolado e selecionado como bom produtor de pectinases, assim como também separar as frações enzimáticas e caracterizá-las quanto as suas propriedades físico-químicas e testá-las quanto a sua aplicação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Márcia Maria Costa Nunes. Estudo da produção de pectinases por Bacillus SP. 2014. 222 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.