Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento de diferentes tipos de mantas sinteticas nao tecidas na filtragem da agua para irrigacao localizada.

Processo: 97/05171-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1997
Vigência (Término): 31 de maio de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:José Euclides Stipp Paterniani
Beneficiário:Miller Marani Lima
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da água   Filtração   Irrigação localizada

Resumo

A presente pesquisa será desenvolvida em duas etapas sendo a primeira delas realizada no laboratório de Hidráulica e Irrigação da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, onde será avaliado o comportamento hidráulico de três tipos diferentes de mantas sintéticas não tecidas, usadas como meio filtrante, para filtros para irrigação localizada, com relação à perda de carga em função da vazão (com água isenta de material em suspensão) em comparação aos meios filtrantes tradicionais de tela e de disco. A segunda etapa será realizada no município de Holambra, estado de São Paulo, em estufas onde são produzidas flores com o uso de sistemas de irrigação por gotejamento. A água a ser utilizada tem origem num açude onde se supõe, que vem provocando problemas de obstrução dos gotejadores devido a altas concentrações de partículas sólidas em suspensão. Nesta etapa será avaliado o comportamento das mantas quanto à capacidade de filtragem, mantendo-se constante a vazão e medindo-se a perda de carga, devido a retenção de impurezas, em função do tempo e a variação da concentração de sólidos em suspensão, nas amostras de água dos afluentes e efluentes dos filtros. Os resultados serão comparados com os filtros tradicionais de tela e de disco. Com a análise destes dados, pretende-se indicar que tipo de manta é mais adequado para ser usado como meio filtrante para irrigação localizada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCOS E. SCATOLINI; JOSÉ E. S. PATERNIANI. Remoção de sólidos suspensos na água de irrigação utilizando mantas sintéticas não tecidas. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 5, n. 3, p. 382-385, Dez. 2001.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Miller Marani. Desempenho de diferentes tipos de mantas sinteticas não tecidas na filtração da agua para irrigação localizada. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Agricola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.