Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da infiltração através da aplicação de modelo chuva-defluvio a bacias do Estado de São Paulo

Processo: 98/01712-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 1998
Vigência (Término): 30 de junho de 1999
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Pesquisador responsável:Valter Hernandez
Beneficiário:Roni Cleber Boni
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrologia   Infiltração superficial

Resumo

Para o conhecimento do regime hidrológico em seções fluviométricas de bacias hidrográficas, o desenvolvimento da Hidrologia tem caminhado de etapas anteriores do ciclo hidrológico, em particular da chuva, haja vista ela estar mais isenta da influência da ação humana. Devido às alterações de uso e ocupação do solo, os dados fluviométricos de longo período acabam integrando estes efeitos, decorrendo daí séries não estacionárias. Por esse motivo o interesse por modelos de simulação do processo chuva-deflúvio tem se intensificado nas últimas décadas. Neste processo, um dos elementos básicos a ser estudado é a infiltração, que será analisada através do uso do modelo chuva-deflúvio LABSHI, desenvolvido no Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP pelo professor Valter Hernandez. O objetivo principal do trabalho será a análise comparativa da infiltração por meio de diferentes expressões aplicadas ao modelo LABSHI. Para tanto, a utilização de expressões teóricas que representam o processo tais como a expressão de Green-Ampt, conforme Gupta (1989), a expressão de Diskin e Nazimov (1995), e a de Tan e Connor (1995), proporcionando a determinação da taxa de infiltração de água no solo através dos dados observados nas bacias em estudo. O estudo tomará como base duas bacias hidrográficas do Estado de São Paulo. A determinação dos parâmetros do modelo às bacias analisadas servirá também como elemento para futuros estudos de regionalização para outras bacias do Estado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONI, Roni Cleber. Estudo comparativo da infiltração atraves da aplicação de modelo chuva-defluvio a bacias do Estado de São Paulo. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.