Busca avançada
Ano de início
Entree

A escravidão compartilhada - os relatos de viajantes e os intérpretes da sociedade brasileira

Processo: 99/00406-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 30 de junho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Izabel Andrade Marson
Beneficiário:Cristina Carrijo Galvão
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escravidão   Historiografia

Resumo

O objetivo deste projeto é fazer um estudo da relação entre os viajantes e as interpretações sobre a sociedade brasileira do século XIX, presentes na historiografia do período de 1930 a 1970, através das representações que ambos os discursos criaram sobre a escravidão. Selecionamos cinco autores que valorizaram o tema da escravidão para definir problemas da sociedade brasileira: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado, Júnior, Florestan Fernandes e Emília Viotti da Costa. A questão central deste projeto é refletir sobre a instrumentalização da narrativa dos viajantes na historiografia. Através desse diálogo entre autores e suas fontes, temos em vista problematizar a construção de ambos discursos. Pretendemos dar continuidade aos estudos de Iniciação Cientifica, efetuados ao longo de 1997 e 1998, e financiados pela FAPESP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALVÃO, Cristina Carrijo. A escravidão compartilhada : os relatos de viajantes e os interpretes da sociedade brasileira. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.