Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle orbital de satelias artificiais com propulsão de uso de gravidade lunar

Processo: 01/10193-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo
Pesquisador responsável:Antônio Fernando Bertachini de Almeida Prado
Beneficiário:Karla de Souza Torres
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Satélites artificiais   Astrodinâmica

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de desenvolver técnicas alternativas para o controle orbital de satélites que possam combinar o uso de propulsores com a gravidade lunar. A importância da gravidade lunar consiste na possível economia de combustível que o seu uso possa propiciar. Métodos clássicos (transferência de Hohmann, bi-elíptica, etc.) serão pesquisados e implementados para efeito de comparação com as estratégias mais modernas aqui estudadas. Nesse trabalho de pesquisa será estudado um novo tipo de estratégia, que consiste em dividir a manobra completa nas seguintes três etapas: i) aplicação de um impulso inicial em uma órbita inicial de estacionamento baixa, para permitir que o veículo espacial cruze com a órbita da Lua; ii) ao cruzar com a órbita da Lua, o veiculo espacial deve realizar uma manobra de passagem próxima (Swing-By) com a Lua e alterar o seu plano orbital; iii) numa terceira etapa, é necessário aplicar mais um impulso para colocar o satélite na órbita final desejada. A principal vantagem dessa estratégia é o fato de que a mudança de plano orbital é obtida graças a gravidade da Lua, economizando uma grande quantidade de combustível e viabilizando missões, que de outra maneira não seriam possíveis. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TORRES, Karla de Souza. Controle orbital de satélites artificias com propulsão e uso de gravidade lunar. 2004. 202 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru). Guaratinguetá.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.