Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da genotipagem do virus da hepatite "b" em familias de origem oriental e ocidental com infeccao cronica pelo vhb.

Processo: 00/00998-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Flair José Carrilho
Beneficiário:Cintia Mendes Clemente
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hepatite B   Epidemiologia

Resumo

A hepatite por vírus B acomete cerca de 5% da população mundial. Inicialmente o vírus B foi classificado em nove subtipos sorológicos, e posteriormente classificado em seis genótipos através da codificação do genoma do VHB. O estudo dos subtipos do vírus B permite traçar a rota de transmissão do VHB e a migração geográfica dos portadores sãos. O subtipo VHB encontrado em um indivíduo infectado é mais fortemente relacionado ao seu país de origem ou residência na infância do que à residência atual. A prevalência de um subtipo VHB pode refletir a origem geográfica da família, e tende a se manter nas próximas gerações. O objetivo do presente estudo é identificar os genótipos de VHB responsáveis pelas infecções crônicas em familiares de hepatopatas por vírus B de etnia ocidental e oriental. Serão 50 familiares de etnia oriental (18 famílias) e 50 de etnia ocidental (20 famílias). O método usado para genotipagem do VHB será a reação em cadeia de polimerase. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CLEMENTE, Cintia Mendes. Seqüenciamento, genotipagem e análise filogenética do vírus da hepatite B em famílias de origem oriental e ocidental com infecção crônica. 2003. 140 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.