Busca avançada
Ano de início
Entree

Detemrinacao do mecanismo de formacao de translocacao cromossomica t(x;y) e da relacao com o quadro clinico dos portadores.

Processo: 01/11378-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Angela Maria Vianna Morgante
Beneficiário:Betania de Almeida Mendonca
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14254-2 - Centro de Estudos do Genoma Humano, AP.CEPID
Assunto(s):Cromossomo Y   Cromossomo X

Resumo

Os rearranjos cromossômicos são classicamente interpretados como resultantes de quebras do DNA seguidas de junção de extremidades não contíguas. Entretanto, a estrutura das alterações cromossômicas e seus mecanismos de origem são pouco compreendidos. As translocações t(X;Y) oferecem uma oportunidade interessante de estudo dos mecanismos de origem dos rearranjos cromossômicos, diante dos segmentos de homologia que esses cromossomos guardam. Além das regiões pseudoautossômicas (PAR 1 e PAR 2), nos cromossomos X e Y, ocorrem outras seqüências com alto grau de homologia, que podem incluir pseudogenes, distribuídas na região não homóloga do braço curto e na eucromática do braço longo do cromossomo Y, sendo compartilhadas pelo braço curto do cromossomo X. Este projeto visa determinar os mecanismos de formação de translocação t(X;Y) e estabelecer a relação do quadro clinico com os segmentos deletados do cromossomo X e adicionais do cromossomo Y. Serão determinados os pontos de quebra nos cromossomos X e Y por meio de hibridação in situ e análise de polimorfismos de DNA mapeados nos segmentos participantes do rearranjo. É parte do projeto "Estudo de alterações cromossômicas estruturais: origem e efeitos fenotípicos" que integra o Projeto CEPID 98/14254-2. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDONCA, Betania de Almeida. Investigação dos mecanismos de formação de translocação entre os cromossomos X e Y. 2004. 67 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.