Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações entre formigas e frutos de Urera baccifera numa mata tropical

Processo: 01/11344-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Moreira Carvalho de Oliveira
Beneficiário:Humberto de Paula Dutra
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dispersão de sementes   Formigas   Urticaceae

Resumo

Há diversos tipos de interações entre plantas e formigas em que as formigas beneficiam a planta de alguma forma, incluindo proteção contra herbívoros, dispersão de sementes, nutrição, ou mesmo polinização. A dispersão de sementes por formigas (mirmecocoria) é uma síndrome comum e ocorre em muitas espécies de plantas tropicais, as quais desenvolveram sementes com estruturas específicas para a atração de formigas. O presente estudo analisa a interação entre formigas e Urera baccifera (Urticaceae). Urera baccifera é uma planta dispersa primariamente por aves, mas que frequentemente também pode ser dispersa por formigas. Este trabalho pretende responder as seguintes questões: Quais formigas estão associadas a frutos de Urera baccifera e qual o repertório comportamental das formigas em relação aos frutos? Qual a composição química dos frutos? Qual é o efeito das formigas na germinação das sementes de urtiga? (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DUTRA, Humberto de Paula. Interações entre formigas e Urera baccifera (Urticaceae) medidas por atrativos distintos : corpos perolados e frutos. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.