Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia e aspectos ecológicos de plântulas de espécies arbóreas de Mata Atlântica

Processo: 00/08540-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Adelita Aparecida Sartori Paoli
Beneficiário:Kaila de Assis Ressel Pereira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil

Resumo

A análise das características morfológicas das plântulas e a identificação de suas funções nos processos de desenvolvimento e estabelecimento das mesmas representa a base da ecologia morfofuncional das plântulas. Analisando as características morfológicas de plântulas de espécies arbóreas de mata atlântica, o estudo terá como objetivos: I) acompanhar a germinação das espécies para obtenção das plântulas; II) verificar se as espécies arbóreas estudadas se enquadram na classificação morfofuncional a ser utilizada; III) obter a distribuição morfofuncional das plântulas na área estudada; IV) verificar a possível inter-relação dos tipos morfofuncionais de plântulas com as síndromes de dispersão, os grupos ecológicos, o peso das sementes, e com os diferentes padrões de alocação de biomassa e; V) elaborar um manual de identificação de plântulas. Para tal, o estudo será realizado em uma área do Parque Estadual da Serra do Mar, onde serão coletadas sementes de no mínimo 50 espécies arbóreas. Com a obtenção das plântulas normais, estas serão classificadas de acordo com suas características morfofuncionais. Este estudo tem por finalidade contribuir para a compreensão dos processos de estabelecimento e sobrevivência das plântulas de espécies tropicais; e auxiliar trabalhos de campo através do manual de identificação de plântulas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Kaila de Assis Ressel. Plântulas de espécies arbóreas de Mata Atlântica : ecologia, morfofuncionalidade e manual de identificação. 2004. 203 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.