Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de propriedades magnéticas em materiais granulares por espectroscopia de absorção de raios X

Processo: 98/16329-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1999
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Helio Cesar Nogueira Tolentino
Beneficiário:Júlio Criginski Cezar
Instituição-sede: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Radiação síncrotron   Materiais granulares   Nanopartículas   Espectroscopia de absorção atômica   Magnetismo

Resumo

O trabalho proposto consiste em um estudo sistemático das propriedades estruturais e magnéticas de materiais granulares através da espectroscopia de absorção de raios X. Esta técnica, que pode fornecer informações sobre a estrutura local em tomo de um determinado átomo, será utilizada para determinar a simetria (estrutura local dos primeiros vizinhos) e avaliar o tamanho das partículas em diferentes sistemas granulares. Associada às propriedades de polarização da luz síncrotron, essa espectroscopia fornece também informação sobre o momento magnético local em torno do átomo através do estudo das propriedades dicróicas associadas à magnetização. O objetivo é angariar um grande número de informações estruturais e magnéticas em diferentes sistemas e correlacionar às propriedades magnéticas e de transporte com o tamanho e a distribuição das partículas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CEZAR‚ J.C.; TOLENTINO‚ H.C.N.; KNOBEL‚ M. Structural‚ magnetic‚ and transport properties of Co nanoparticles within a Cu matrix. Physical Review B, v. 68, n. 5, p. 054404, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.