Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica e genealogia de modelos de genética de populações com recombinação

Processo: 00/14036-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:José Fernando Fontanari
Beneficiário:Daniela Favarão Botelho
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/09644-9 - Evolução molecular teórica, AP.TEM
Assunto(s):Genealogia   Genética populacional   Sistemas desordenados   Diversidade genética   Mutação   Recombinação genética

Resumo

Juntamente com o processo de mutação, a recombinação intragênica, vista como a troca recíproca de material genético entre genomas, são os dois principais fatores geradores da diversidade genética. De fato, os diversos mecanismos de recombinação existentes na natureza - sexo, segmentação genômica, e mudança de molde de replicação - são freqüentemente citados como "invenções" do processo de evolução via seleção natural para combater o efeito acumulativo de mutações deletérias, responsável pelo decréscimo gradual, mas contínuo da adaptação (fitness) média de populações assexuadas de tamanho finito, num processo conhecido com catraca de Müller. O objetivo do projeto é estudar de forma sistemática e quantitativa como os mecanismos de recombinação afetam a velocidade da catraca de Müller em situações em que o efeito das mutações é sinergístico, ou seja, o efeito deletério de uma nova mutação em um indivíduo é amplificado pelas mutações anteriores. Paralelamente, vamos investigar como a recombinação afeta a topologia da árvore genealógica de uma amostra de indivíduos na população, utilizando a simulação da evolução temporal de toda a população. No caso de evolução neutra, no qual todos os indivíduos têm a mesma taxa de reprodução independentemente do número de mutações, os resultados dessa abordagem direta poderão ser comparados com os da sofisticada teoria do coalescente com recombinação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOTELHO, Daniela Favarão. Dinâmica de modelos de genética de populações com recombinação.. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.