Busca avançada
Ano de início
Entree

O metadiscurso clínico sobre a memória e o discurso da memória: implicações para a Neurolinguística

Processo: 01/12427-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Edwiges Maria Morato
Beneficiário:Fernanda Miranda da Cruz
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cognição   Linguagem   Memória (psicologia)   Neurolinguística

Resumo

Sob o enfoque de uma Neurolingüística ancorada na perspectiva sociocultural da cognição humana, considero que memória e linguagem estão ligadas a questões que se referem à intersubjetividade, às atividades psico-sociais dos sujeitos, às condições históricas, pragmáticas e afetivas que as mobilizam e constituem. Neste Projeto de Pesquisa pretendo obter empiricamente, em situações interativas com sujeitos com afasia e neurodegenerescência, relatos de memória e sobre memória. Parto do princípio de que a análise enunciativo-discursiva dos relatos pode ser capaz de salientar a natureza, os modos de existência e de funcionamento da memória, constituída por um feixe de processos integrados: cognitivos, biológicos, culturais, lingüísticos, que atuam, pragmático-discursivamente, frente às exigências do mundo. A partir da concepção de memória (de cognição, de funcionamento cerebral, de linguagem) com a qual venho trabalhando, e levando em conta que se considera tradicionalmente que memória e linguagem são os processos neuropsicológicos que se encontram afetados respectivamente nos quadros demências e afásicos, apresento a hipótese deste Projeto, qual seja, a de que analisando os relatos de sujeitos em torno de um discurso sobre memória e de um discurso de memória, interseccionados na tomada da palavra em diferentes instâncias enunciativas, seja possível vislumbrar os termos de um quadro relacional entre os dois processos neuropsicológicos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, Fernanda Miranda da. Uma perspectiva enunciativa das relações entre linguagem e memoria no campo da neurolinguistica. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.