Busca avançada
Ano de início
Entree

A "Viagem Pitoresca e Histórica" de Debret: por uma nova leitura

Processo: 99/06936-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Robert Wayne Andrew Slenes
Beneficiário:Valéria Alves Esteves Lima
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pinturas (arte)   Obra de arte

Resumo

A pesquisa que ora apresento tem como objeto central de estudo a obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, publicada entre os anos de 1834 e 1839, na França. O artista, integrante da Missão Artística Francesa, colônia de artistas e artífices franceses chegados ao Rio de Janeiro em 1816, viveu durante quinze anos na então capital do Império Luso. Em linhas gerais, a intenção é buscar uma interpretação da obra publicada por Debret, a partir dos vários itinerários possíveis que se definem quando se considera o produto final (os três volumes da Viagem Pitoresca) como um ponto para o qual convergem e do qual emanam os mais variados e complexos sinais da cultura de uma época. Para identificá-los, será dado enfoque preferencial à questão da intencionalidade do artista ao elaborar as imagens e os textos que conformam os volumes de sua obra. Segundo o historiador da arte Erwin Panofsky, as intenções só se definem dentro de um quadro de alternativas que permitem ao artista fazer a sua escolha. Identificar aquilo que orienta esta escolha e o significado que esta adquire dentro do contexto em que foi aplicada é, portanto, de fundamental importância para o conhecimento da cultura de um determinado momento. Os itinerários a seguir implicarão, portanto, na leitura de uma grande quantidade de temas, oriundos principalmente da história da arte e da cultura. A literatura de viagem, as discussões a respeito das teorias raciais e o surgimento da etnografia, o contexto histórico, artístico e cultural da França e do Brasil a partir de meados do século XVIII, bem como o universo da publicação de livros ilustrados na Europa durante toda a primeira metade do século XIX, são algumas das rotas a trilhar na intenção de bem desenvolver esta pesquisa. Para tanto, além das fontes bibliográficas voltadas para temas específicos, serão lidos também textos filosóficos e históricos de época e, obviamente, livros e relatos de viagem. Esta pesquisa deverá contar, igualmente, com a consulta de documentos primários2 e com uma pesquisa aos arquivos franceses, mais especificamente, em Paris. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Valéria Alves Esteves. A viagem pitoresca e historica de Debret : por uma nova leitura. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.