Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão dos titanosauridae (Saurischia, Sauropoda) do Grupo Bauru Cretáceo Superior continental da Bacia do Paraná

Processo: 00/00190-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Reinaldo José Bertini
Beneficiário:Rodrigo Miloni Santucci
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Estratigrafia   Filogenia   Bacia do Paraná

Resumo

Os Titaosauridae (Saurischia, Sauropoda) foram dinossauros herbívoros, típicos do Cretáceo sul-americano, embora exista nos registros norte-americanos, europeus, asiáticos e africanos. No Brasil ocorrem nos sedimentos do Grupo Bauru (Cretáceo Superior), localizado na porção centro-sul da Plataforma Sul-Americana. É ampla a distribuição de titanossauros no Grupo Bauru, sendo as principais ocorrências em Álvarez Machado, Pacaembu Paulista, Monte Alto, São José do Rio Preto e Ibirá (SP), além de Uberaba e Prata (MG). Mas a maioria destes achados necessita de um estudo morfológico e lito-estratigráfico mais detalhado. Através da investigação dos restos de titanossauros, depositados em museus e instituições de pesquisa dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, pretende-se realizar descrição e caracterização dos materiais mais importantes de Titanosauridae no Grupo Bauru, bem como uma sistematização taxonômica para estes amniotas. Trabalhos de campo serão desenvolvidos em algumas áreas prospectáveis de importância, e novos materiais adicionais trarão ainda mais luz sobre a investigação. A utilização da sistemática filogenética está implícita como uma das ferramentas para o desenvolvimento apropriado deste trabalho. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTUCCI, RODRIGO M.; DE ARRUDA-CAMPOS, ANTONIO C. A new sauropod (Macronaria, Titanosauria) from the Adamantina Formation, Bauru Group, Upper Cretaceous of Brazil and the phylogenetic relationships of Aeolosaurini. Zootaxa, n. 3085, p. 1-33, OCT 31 2011. Citações Web of Science: 42.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTUCCI, Rodrigo Miloni. Revisão dos Titanosauridae (Saurischia, Sauropoda) do Cretáceo Superior Continental da Bacia Bauru. 2002. 179 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Geociências e Ciências Exatas Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.