Busca avançada
Ano de início
Entree

Dieta do caranguejo-uçá Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (Crustacea, Brachyura, Ocypodidae) em Iguape (SP)

Processo: 02/11580-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 12 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcelo Antonio Amaro Pinheiro
Beneficiário:Ronaldo Adriano Christofoletti
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta animal   Ucides cordatus   Caranguejo   Iguape (SP)

Resumo

Este projeto visa analisar a dieta natural da espécie, caracterizando a composição química das folhas de mangue em vários estágios de maturação, a disponibilidade das folhas senescentes sobre o sedimento, o conteúdo estomacal do caranguejo durante a ontogenia, sua preferência alimentar e o fator de condição. Uma população do caranguejo-uçá será amostrada mensalmente, durante dois anos de coleta, em uma ilha estuarina, em Iguape (SP). A composição química das folhas de mangue, bem como a disponibilidade daquelas senescentes sobre o sedimento, serão analisadas conforme a época do ano. Nas análises de conteúdo estomacal serão anotados os estados de repleção de todos os estômagos. Os itens alimentares serão identificados de acordo com os grandes grupos taxonômicos animais e vegetais. Para análise do conteúdo estomacal, serão utilizados os métodos de porcentagem de ocorrência e de pontos, verificando possíveis variações sazonais e de acordo com o ciclo de vida dos animais. A determinação do fator de condição será realizada após o estabelecimento da relação PExLC para cada sexo. Serão realizados experimentos em campo e laboratório para determinação da preferência alimentar pelas folhas das diferentes espécies de mangue, bem como entre os estágios de decomposição. As informações obtidas neste projeto visam aumentar o conhecimento sobre a biologia de U. cordatus, ajudando nos processos de manutenção e manejo desta espécie em cativeiro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHRISTOFOLETTI, RONALDO A.; HATTORI, GUSTAVO Y.; PINHEIRO, MARCELO A. A. Food selection by a mangrove crab: temporal changes in fasted animals. Hydrobiologia, v. 702, n. 1, p. 63-72, FEB 2013. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHRISTOFOLETTI, Ronaldo Adriano. Ecologia trófica do caranguejo-uça,Ucides cordatus(Linnaeus, 1763), Ocypodidae e o fluxo de nutrientes em bosques de mangue, na região de Iguape(SP). 2014. 127 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.